Welcome to my blog!

Welcome to my blog!

Feel free to leave any suggestions or comments...

My ratings:
❤️ = Loved it
😐 = It's okay
😝 = Hated it

Monday, June 25, 2018

Lá Fora (Pedro Mexia)

Lá Fora não é um livro sobre viagens demoradas a lugares exóticos, passeios venturosos a altas montanhas ou selvas escuras, ou grandes temporadas em metrópoles sofisticadas: aqui, mais do que lugares físicos onde tenha estado, Pedro Mexia escreve sobre lugares mentais. Há os teatros e as livrarias de Londres, mas também Paris, Texas, de Wim Wenders. Há a Lisboa das Avenidas Novas e do Chiado, mas também as viagens de liteira de Camilo Castelo Branco. Há os Verões da infância na Figueira da Foz, mas também a ilha grega de Leonard Cohen. Deambulando por geografias de espécie diferente, Mexia descreve lugares por onde passou e que, de alguma forma, não esqueceu.

Visitei cidades certamente mais deslumbrantes, como Roma ou Paris, ou mais vibrantes, como Nova Iorque ou Buenos Aires, mas em Londres estou em casa. Compreendo bem a ironia e a reticência dos ingleses, é sempre aos ingleses que os portugueses me comparam, de modo que até a estranheza dos assuntos quotidianos, as medidas, o trânsito ao contrário e os horários me parecem coisa insignificante, gosto do modo de ser das gentes, educadas sem serem afáveis, cosmopolitas sem pretensiosismo, eufemísticas e autodepreciativas, hipercríticas mas não melindrosas.

❤️ Confesso que nunca tinha lido Pedro Mexia, muito menos sabia o que me esperava... mas fiquei deslumbrada.
Desde a maneira como os sítios são descritos, até a forma engraçada como descreve as situações e os seus intérpretes.
Não costumo ler muito em português, mas Pedro Mexia conseguiu encantar-me com a sua prosa e fiquei com vontade de ler mais dos seus livros.

Com Pedro Mexia e Ricardo Aráujo Pereira na Feira do Livro
(31 de Maio de 2018)

No comments: